Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes


Como incluir um paciente no MSM?

Para fazer uma inclusão o usuário deve previamente fazer uma pesquisa e certificar-se de que o paciente/instituição/médico desejado não se encontra cadastrado no MSM. Feito isso:
No caso de cadastro de PACIENTE, clique no botão INCLUIR localizado na parte inferior da tela. O usuário será direcionado a tela de cadastramento, no qual deverá optar necessariamente por um dos "Motivos de Registros" relacionados. Caso o Paciente não se enquadre em nenhuma das opções relacionadas, isto é "Nenhuma das opções anteriores" o MSM não permitirá o cadastro desse Paciente, uma vez que somente interessa ao Módulo o cadastro de pacientes que apresentem uma das características detalhadas no "Motivo de Registro". Na ficha de cadastro, apenas os campos "Motivo Registro", "Nome" e "Sexo" são de preenchimento obrigatório. Após o preenchimento das informações disponíveis do Paciente, o usuário deverá clicar no botão "Confirmar" no final da página, para salvar no cadastro do MSM.


Por que utilizar o MSM?

Não existia no Ministério Público um sistema informatizado que atendesse às necessidades de informações referentes aos portadores de transtornos mentais, em situação de internação ou não, que demandassem com as respectivas medidas protetivas aplicadas e/ou processos judiciais a eles relacionados, com a urgência e qualidade necessária. Com o MSM essas informações são remetidas com uniformidade em diferentes aspectos [no tocante ao conteúdo e à periodicidade] facilitando o fluxo de informações e integração da atuação, visando tutelar de maneira eficaz os interesses dos indivíduos portadores de transtornos mentais.


Como incluir uma instituição no MSM?

Para fazer uma inclusão o usuário deve previamente fazer uma pesquisa e certificar-se de que o paciente/instituição/médico desejado não se encontra cadastrado no MSM. Feito isso:
No caso de cadastro de INSTITUIÇÃO, clique no botão INCLUIR localizado na parte inferior da tela. Na inclusão de uma instituição, apenas os campos "Razão Social", "Tipo de instituição", "Promotoria Atribuição" e "Dispositivo da Instituição" são de preenchimento obrigatório, mas o preenchimento completo do formulário é importante para que os usuários que necessitem de informações tenham acesso a um cadastro completo, que retrate a realidade da Instituição cadastrada. Para finalizar o cadastro da Instituição no MSM, o usuário deverá clicar no botão "Confirmar" no final da página.


Como alterar o cadasto de um paciente, uma instituição e um(a) médico(a) no MSM?

Para alterar informações sobre PACIENTES, pesquise o mesmo, ao gerar o resultado da pesquisa na parte inferior da tela, selecione-o clicando no círculo a sua esquerda e clique em "Alterar".
Para alterar informações sobre INSTITUIÇÃO, é necessário pesquisar a Instituição, selecione-a clicando no circulo à esquerda e opte pelo ícone "Alterar". Feito isso, o usuário será direcionado para a tela onde poderá alterar os dados da Instituição.
Para alterar o cadastro do MÉDICO é necessário selecionar o nome desejado clicando no circulo a esquerda da tela, em seguida clica-se em "Alterar".
Efetuadas as alterações, o usuário deverá clicar no botão "CONFIRMAR".


Como solicitar treinamento?

Deverá ser feita solicitação à equipe gestora do MSM, através do email gestor.msm@mp.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 2262-7354 / 2219-3366. No caso dos servidores, a solicitação é feita pelo promotor de justiça com atribuição para tutela da saúde mental, já para as Unidades de Saúde, a solicitação deve ser feita pelo Diretor do Hospital.


Como agir em caso de duplicidade? (Cadastro/Movimentação)

Caso o usuário perceba algum erro durante o cadastro de um Paciente ou de uma Instituição, ou mesmo durante o cadastro de uma movimentação, deverá entrar em contato com o gestor do MSM, através dos telefones (21) 2510-6246 ou pelo email suporte.n1.sistmp@mp.rj.gov.br.


Como incluir um médico no MSM?

Para fazer uma inclusão o usuário deve previamente fazer uma pesquisa e certificar-se de que o paciente/instituição/médico desejado não se encontra cadastrado no MSM. Feito isso:
No caso de cadastro de MÉDICO, clique em incluir na parte inferior da tela onde deverá obrigatoriamente preencher os campos "Nome", "Nº Conselho" e "UF". Após, finalize em CONFIRMAR.


Como pesquisar um paciente, instituição e médico no MSM?

Para consultar um PACIENTE no MSM, clique no ícone "Paciente" no campo superior esquerdo da tela. Campos específicos de filtros estarão à disposição do usuário para pesquisar os pacientes cadastrados no MSM. Após digitar nos filtros de pesquisa, clique no botão CONSULTAR, os Pacientes que estejam cadastradas com esta denominação ou parte dela aparecerão no resultado da pesquisa.
Para consultar uma INSTITUIÇÃO no MSM, clique no ícone "Instituição" no campo superior esquerdo da tela, será aberta uma telacom campos específicos para realizar a consulta. Basta digitar no campo "Instituição" o nome da Instituição procurada ou apenas parte do nome e clicar em "Consultar". O sistema disponibiliza filtros específicos. Após digitar nos filtros de pesquisa, clique no botão "Consultar", as Instituições que estejam cadastradas, com esta denominação ou parte dela, aparecerão no resultado da pesquisa.
Para consultar um MÉDICO no MSM, clique no ícone "Tabelas básicas" no campo superior ao meio da tela, em seguida no ícone "Médicos". Campos específicos de filtros estarão à disposição do usuário para pesquisar os médicos cadastrados no MSM. Após digitar nos filtros de pesquisa, clique no botão "Consultar", as Instituições que estejam cadastradas, com esta denominação ou parte dela, aparecerão no resultado da pesquisa.


Após o primeiro acesso ao MSM, é imprescindível que seja executado o procedimento de troca de senha. A nova senha é secreta e intransferível. Lembre-se de que as informações contidas no MSM são restritas e sigilosas. Para alteração de senha basta clicar no ícone da chave, na parte superior à direita, nesta o usuário deverá digitar seu login, que será seu CPF, sua senha atual (entregue via e-mail pelo gestor do MSM), a nova senha (senha de até 10 dígitos alfanuméricos) e clicar em CONFIRMAR. Após a confirmação, aparecerá na tela a mensagem "Senha alterada com sucesso".


Como internar um paciente em uma instituição?

Para cadastrar uma movimentação de um Paciente no MSM, o usuário deverá primeiramente fazer uma pesquisa com os filtros, caso a movimentação não esteja cadastrada no MSM, deve-se clicar no botão incluir e seguir os próximos passos. Primeiro, digite o nome correto da Instituição que se deseja, caso não saiba, o usuário deverá clicar no ícone da lupa ao lado direito do campo. Caso o usuário não preencha os campos da "Instituição" e "Paciente", o cadastro não será efetivado, porque são campos de preenchimento obrigatórios. Após a validação dos campos "Instituição" e "Paciente", aparecerá automaticamente o campo "Operação", podendo assim, o usuário informar maiores detalhes sobre a entrada do paciente na instituição. Posteriormente os campos "Data", "Data prevista de alta", "Nº Prontuário", "Motivo", "Médico Responsável", "Solicitante" e "Diretor Clínico", "Hipótese Diagnóstica", "Situação Jurídica" e "Observação" poderão ser preenchidos. Para finalizar a operação, basta clicar em CONFIRMAR. O usuário será direcionado a uma página que conterá todas as informações que foram cadastradas nesta movimentação.


Como dar alta para um paciente que se encontra internado?

Para dar alta a um paciente, o usuário deverá primeiramente fazer uma pesquisa com os filtros validando o nome da INSTITUIÇÃO e do PACIENTE, feito isso, o usuário deverá selecionar o botão INCLUIR, os dados digitados anteriormente serão migrados para tela de movimentação. O sistema disponibilizará para preenchimento os campos "DATA", "MOTIVO", "SOLICITANTE" e "OBSERVAÇÃO". Para finalizar a operação, baste clicar em CONFIRMAR. O usuário será direcionado a página com as informações que foram cadastradas nesta movimentação.


Como excluir um paciente/instituição/médico no MSM?

Somente o perfil GESTOR poderá excluir um paciente/instituição/médico. Caso o usuário perceba tal necessidade, deverá entrar em contato com a equipe gestora através dos telefones (21) 2510-6246 ou pelo email suporte.n1.sistmp@mp.rj.gov.br.